Em praticamente todos os lares existe uma garrafa de vinho, seja ela vinda de um presente, de uma cesta do Natal passado ou mesmo de uma compra por impulso. Em algum momento bate aquela vontade de abrir a garrafa e logo vem a pergunta: Esse vinho combina com o quê?
Te garanto que até os mais entendidos erram nisso.
A ideia é diminuir a chances de um combinação que apague o gosto do vinho ou que possa esconder o saboroso prato. Assim, o tomar um vinho fica mais agradável, e se você não é um habitué desse mundo, começará a fazer parte. Desde já, seja bem vindo.
Abaixo coloquei algumas dicas que tenho comigo desde que comecei a gostar de vinhos. Espero que lhes sejam úteis nessa hora de combinar a garrafa com o prato, e que a escolha tenha sido um sucesso.
Brancos Secos (Vinhos de Mesa, Sauvignon Blanc, Pinot Grigio, Albariño, Vinhos Verde) combinam com vegetais; legumes grelhados; torradas e pães; peixes.
Brancos Leves ou Pouco Encorpados (Gewurstraminer, Moscato, Malvasia, Riesling) combinam com queijos macios; queijos duros; embutidos, presuntos e salames; sobremesas pouco adocicadas.
Brancos Encorpados (Chardonnay, Viognier, Sauvignon Blanc) combinam com queijos macios; torradas e pães; frutos do mar; peixes; aves.
Espumantes (Champagnes, Prosseco, Cava) combinam com queijos duros; queijos macios; pães e torradas; peixes.
Tintos Leves ou Pouco Encorpados (Pinot Noir, Gamay) combinam com legumes grelhados; peixes; aves; embutidos, presuntos e salames.
Tintos Médios (Vinho de Mesa, Tempranillo, Zinfadell, Sangiovese, Grenache, Merlot) combinam com legumes grelhados; queijos duros; pães e torradas; aves; carnes vermelhas; embutidos, presuntos e salames.
Tintos Encorpados (Cabernet Sauvignon, Malbec, Syrah) combinam com queijos duros; pães e torradas; carnes vermelhas; embutidos, presuntos e salames.
Fortificados (Porto, Colheitas Tardia, IceWine, Shery) combinam com sobremesas mais adocicadas; embutidos, presuntos e salames; pães e torradas; queijos moles.
Combinações Perigosas: Chocolates, Sorvetes, Aspargos, Couve de Bruxelas, Alcachofras.
Me acompanhe no Facebook.
13 de agosto de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário