Social Icons

11 de agosto de 2013

Maison Perrin, Muscat Beaumes de Venise 2006

Esse é um vinho diferente, um vinho de contemplação, daqueles vinhos que você toma pouquinho, ou tenta tomar pouquinho, junto com uma sobremesa ou mesmo com um bom chocolate. É um vinho fortificado, com 15% de álcool, produzido por uma das minhas casas favoritas, a Maison Perrin & Fils.

Elaborado com uvas Moscato no Vale do Rhône na França, é extremamente elegante.

Ao seu preparo é adicionado uma porção de álcool vínico, interrompendo o processo de fermentação (que é a transformação do açúcar da uva em álcool pelas leveduras) e deixando o vinho com um alto resíduo de açúcar e obviamente mais alcoólico.

A denominação AOC Muscat Beaumes de Venise é uma denominação de origem controlada dos vinhos produzidos na região sul do Vale do Rhône francês, que determina a produção de vinhos doces fortificados do tipo vin doux naturel (ou vinho doce natural).

Esse vinho é de cor amarelo ouro, bastante brilhante e translúcido, é muito denso, deixando a trilha de lágrimas na taça. No nariz explode o aroma de doce de laranja em calda, depois de um tempo na taça lembram o aroma do panetone natalino recém saído do forno, aquele cheirinho de fruta cristalizada quente. Na boca lembra o mel só que menos adocicado e com toques de menta, leve na acidez mantendo a alta persistência do gosto na boca, isso tudo sem ser enjoativo.

Como não podia ser diferente, o que é bom, custa caro, a garrafa de 500ml é comercializada por cerca de 170 reais, mas vale a dica principalmente para aqueles que gostam de vinhos fortificados e são desapegados. Esse foi degustado com um bombom da tradicional marca Lindt.

Me acompanhe no Facebook.

Nenhum comentário: