Esse espumante é espanhol da região de Penedès, de denominação Cava é elaborado com o corte de três uvas autóctones Xerel-lo, Macabeo e Parellada em quantidades iguais. Sua outra versão, denominada Carta Nevada, já foi degustada por esse blogueiro.
Essa espumante é de cor amarelo palha, com reflexos esverdeados, muitas bolhas finas e persistentes durante todo o tempo em que a espumante ficou na taça. No nariz lembra fruta verde (maçã e abacaxi) e um toque discreto de fermentação, que lembra muito o cheirinho das padarias, da sua segunda fermentação, que é feita na garrafa. Na boca é cremosa e refrescante, dá a sensação de um colchão de bolhas no interior da boca, é mais seca, mas muito agradável, sugerindo frutas cítricas como o abacaxi e um leve toque de baunilha.
Em comparação com a Carta Nevada, essa espumante é mais cremosa e mais séria, a primeira é um pouquinho mais adocicada do que essa. Essa foi degustada na companhia de camarões salteados na manteiga ficou sensacional. Em outras ocasiões provamos a mesma com frutas e até com chocolates, que também combinou muito bem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário