Esse espumante nacional é produzido com o corte das uvas Chardonnay e Riesling Itálica pela vinícola Don Laurindo na serra gaúcha. É fabricando utilizando o método tradicional (ou método Champenoise) onde a fermentação ocorre dentro da garrafa.
É um espumante de cor amarelo palha com reflexos esverdeados, muitas bolhas finas surgem na taça desde o primeiro momento e prolonga-se por todo o tempo em que a espumante ficou na taça. O aroma é bastante frutado (abacaxi, maçã verde) e menos seco do que eu esperava. Na boca a acidez não incomoda e tem um final bastante refrescante com sabor de frutas tropicais.
Experimentei esse espumante junto com uma torta de maçã e ficou muito bom. É um espumante de ótimo custo-benefício, bem feito e uma ótima sugestão para uma sexta-feira.
O método tradicional ou Champenoise, na minha modesta opinião, gera espumantes de maior complexidade e elegância com a obtenção de bolhas finas e constantes. Este processo consiste em obter o gás carbônico numa segunda fermentação, ocorrida dentro da própria garrafa. É uma produção artesanal em várias etapas e, conseqüentemente, caro. Primeiro, são feitos os vinhos que servirão de base do espumante. Depois, o vinho base é colocado na garrafa e acrescido do licor com leveduras e açúcar que provocarão a segunda fermentação, que dura cerca de três meses.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário