É fascinante como faz toda diferença tomar um vinho ou uma espumante na taça correta, mas lavá-las é algo terrível, se puder escolher prefiro até dar banho na gata "bitbull" siamesa da minha mãe do que enfrentar uma taça dessas na pia da cozinha.
Mas algumas dicas sobre como lavá-las fará você ter mais sucesso nessa batalha:
1. A lei seca do trânsito vale aqui também: Se beber não lave! Ponha um mínimo de água para facilitar a limpeza interna e deixe essa tarefa para o outro dia. Tudo tem seu tempo! Um dia bebe, outro dia lava.
2. Deixe a pia vazia para essa atividade. Desastres acontecem principalmente por falta de espaço. Taças, principalmente as de cristal, são as coisas mais frágeis dentro de uma pia lotada.
3. Procure lavá-las com água quente, isso dispensará o uso de detergente e facilitará a remoção de gorduras e principalmente marcas de batom que por via existirem;
4. Se for necessário o uso de detergente, prefira os líquidos e neutros. Uma única gota por taça e mais do que suficiente para limpá-las tanto dentro quanto fora e principalmente certifique-se de enxaguá-las até que não haja mais resíduos de detergente nelas;
5. Para a limpeza da taça, existem esponjas especiais para isso, eu uso uma escovinha daquelas mamadeira com cerdas macias que a Elis ganhou e acabamos não usando. Esfrego dentro e fora da taça, atenção especial deve ser dada a borda, pois é a parte mais frágil.
6. Enxágue com bastante água.
7. Seque as taças com um pano que não solte aqueles fiapinhos ou com papel toalha. Somente guarde as taças após a completa secagem das mesmas.
8. Prefira guardá-las de cabeça para baixo.
Observações Finais:
I. Panos de microfibra são ideais para a secagem das taças de vinho.
II. Taças de vidro (não-cristal) podem ser colocados na máquina de lavar louça, mas certifique-se de secá-las manualmente. Cristal e máquina de lavar louça não combinam.
III. Se a água quente e detergente neutro não forem suficiente para remover completamente toda a sujeira, use um pouco de bicarbonato de sódio para remover qualquer resíduo de vinho teimoso. Se não tiver bicarbonato, improvise. Outro dia usei um pouco de Coca-Cola misturada com água quente para remover a sujeira de pelo menos umas duas décadas de armário de uma taça que ganhei da minha bisavó.
Um comentário:
Olá, experimente usar sabão em pasta (Urca), nunca mais suas taças serão as mesmas, ficam perfeitas limpas e sem gordura, a mão não escorrega! Faça um teste.
Postar um comentário