Social Icons

23 de agosto de 2013

Salton, Espumante Moscatel

Sexta é dia de celebrar o fim da semana de trabalho, celebrar a saúde da família e dos amigos, nada melhor do que começar com um espumante mais doce. A minha dica para começar bem é um nacional produzido pela vinícola Salton.

Esse espumante é elaborado com a uva Moscato utilizando o Método Asti que é o mesmo usado para a produção de espumantes doces na Itália.

Este espumante é de cor amarelo palha com reflexos esverdeados, a perlage (as bolhas) são intensas e de tamanho médio, no nariz traz fruta cítrica e depois de algum tempo também apareceu damasco. É leve e desce fácil, mostrando boa acidez e um doce muito convidativo.

Tem um ótimo custo-benefício e combina com muitos petiscos, saladas e frutas. Esse foi degustado junto com algumas frutas.

Método Asti. O nome vem de uma região demarcada (DOC) da Itália, onde é produzido com uva Moscato, assim com essa espumante. Consiste de uma única fermentação em grandes recipientes, que é interrompida quando se atinge de 7% a 10% de álcool, deixando açúcares residuais da ordem de 80 gramas por litro (10 vezes mais que um espumante Brut).  O resultado é aromático e pouco alcoólico, e obviamente bastante doce.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de saber uma outra opção de espumante com sabor e qualidade semelhantes.