Social Icons

28 de setembro de 2013

Mionetto Sérgio MO, Prosecco

A Mionetto está localizada na região do Veneto italiano (famosa pelas uvas Prosecco e pela cidade de Veneza) desde 1887.  Sergio Mionetto é o responsável pela produção dos espumantes da vinícola e tem na linha Sérgio Mo sua expressão máxima.

A garrafa é pesadíssima fabricada com uma grossa camada de vidro extremamente negro, vem com um alto relevo MO.

Este espumante é um denominação de origem controlada (DOC) Prosecco di Valdobbiadene composto por 70% de uvas Prosecco e 30% do corte das uvas Verdiso, Bianchetta e Chardonnay.

Diferente do champagne, seu principal concorrente, o Prosecco é produzido com o método Charmat, onde a fermentação secundária ocorre em tanques de aço inox, tornando a produção muito menos cara.
De cor amarelo palha com reflexos esverdeados, produz muitas bolhas finas e persistentes até o finalzinho do espumante na taça. É um espumante de aroma floral e toques de anís bem marcantes. Na boca é soberbamente seco, levemente frutado com predominância da maçã verde e amanteigado, com uma acidez gostosa e final levemente amargo, característica da uva Prosecco.

É um espumante delicado que combina com pratos delicados de frutos do mar e peixes. Esse foi degustado sozinho e desceu muito fácil num dia bastante quente.

Prosecco é uma uva branca originária da região do Venetto, na Itália. Apenas dois lugares têm o direito à denominação de origem controlada do Prosecco, são as vilas de Valdobbiadene e Conegliano. Produz vinhos de aroma floral e sabor frutado como o melão e o pêssego, seu final é mais amargo porém elegante.

Nenhum comentário: